Bactérias
Reino: monera
Estrutura: Formada por uma célula procariota, não apresenta núcleo e nem qualquer outra organela envolvida por membranas,como as mitocôndrias. Nas bactérias , as organelas flutuam livres em seu interior como por exemplo, o seu DNA.
Lugares onde Habitam: Ela está em todo lugar, na água, ar, no nosso corpo . Inclusive, existem cerca de 10x mais bactérias do que nossas próprias células, geralmente são localizadas na pele entre outros lugares...Nosso corpo possui bactérias que não são capazes de nos causar doenças, elas ajudam na digestão e nos protege contra bactérias invasoras.Como as bactérias estão em vários lugares, algumas vivem em áreas úmidas e de temperatura moderada.conseguem viver em ambientes hostis devido a capacidade de transformar em endósporo, uma célula inativa com revestimento duro e resistente ,mas que mantém o material genético protegido por muito tempo. O revestimento do endósporo resite a extremos de pH , temperatura, pressão,ausência de água,radiação e até desinfetantes químicos. Quando o ambiente se torna habitável novamente, o endósporo vira uma bactéria metabolicamente ativa e conseguindo se reproduzir.
Reprodução: A reprodução mais comum é a assexuada por bipartição ou cissiparidade, ocorre a duplicação do DNA e posteriormente a divisão em duas células. As bactérias conseguem se reproduzir multiplicadamente através desse processo.
Como pegamos infecção por bactérias?
Cada bactéria tem uma forma diferente de ser transmitida.Doenças como Tuberculose,Coqueluche e meningite, são transmitidas através de secreções respiratórias ou perdigotos. Gonorreia, Sífilis (doenças sexualmente transmissíveis), como o próprio termo, são adquiridas através do ato sexual. Salmonela e Shigella por exemplo são adquiridas através de alimentos mal conservados causando intoxicação alimentar.Tem ainda algumas infecções causadas por bactérias, estas, são as que vivem habitualmente no nosso corpo. E as infecções ocorrem quando uma bactéria consegue migrar de um lugar para outro. Exemplos: Infecção urinária,(surgem quando as bactérias naturais do trato intestinal atingem a região genital das mulheres).
Como se tratar?
Para combater essas infecções é preciso usar antibióticos, como por exemplo: a infecção urinária causada pela bactéria E.coli são usados o Bactrin ou a ciprofloxacina, essas por exemplo não servem para tratar pneumonia ou meningite.Cada doença por bactérias tem o antibiótico certo para o tratamento.
Os tipos de Bactérias:
A maioria das bactérias são heterotróficas,(Não conseguem produzir seu próprio alimento conseguem obtê-los no ambiente ou em outros organismos). E a exceção são as bactérias autotróficas , que são capazes de produzir seu alimento e isso geralmente ocorre por meio da fotossíntese.
Vamos agora aos três maiores grupos que classificam as Bactérias:
1:COCOS: Bactérias em formatos esféricos que geralmente se agrupam. Quando os cocos se agrupam em pares são nomeados Diplococos, os cocos do gênero Estafilococos se agrupam em cachos e os Estreptococos se agrupam em fileiras.
Doenças através dessas bactérias: Neisseria gonorrhoeae: bactéria causadora da gonorreia,Neisseria meningitidis: bactéria causadora de meningite, Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora de pneumonia,Streptococcus pyogenes: bactéria causadora da amigdalite,Streptococcus viridans: bactéria causadora da endocardite infecciosa,Streptococcus agalactiae: bactéria causadora de infecção neonatal ...
2: Bacilos ou Bastonetes: Bactérias com o formato de bastão. podem ou não possuir os flagelos que as ajudam a se locomover.
Exemplos de Bacilos patogênicos:Bacillus anthracis, causador do antrax, Corynebacterium diphteriae causador da difteria e a Salmonella typhi, causadora da febre tifoide.
3:Espiraladas: São bactérias com formatos espirais e são divididas em dois grupos : espirilos e espiroquetas. Entre as espiroquetas o treponema pallidum causador da sífilis é o mais comum.